Apresentação

Ideias boas são sempre bem-vindas, principalmente quando se trata da  implementação de mobiliário urbano com foco na primeira infância. Essa é a proposta da direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio da iniciativa  Urban95, ao lançar o Concurso Público Nacional de Ideias de mobiliário urbano com foco na primeira infância para a cidade de Salvador (BA). O concurso garante um processo transparente e democrático para reunir ideias de profissionais de Arquitetura e Urbanismo de todo o Brasil. O critério de seleção é baseado exclusivamente na qualidade da ideia. 

As propostas deverão ser apresentadas em nível de ideias, de forma padronizada, objetivando obter o máximo de uniformização para a avaliação do júri técnico especializado.

O objetivo é selecionar as três melhores ideias, que serão cedidas à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL) da Prefeitura de Salvador, enquanto repertório de boas práticas na implementação de mobiliário urbano com foco na Primeira Infância.

“Esperamos também que o formato de concurso proporcione uma boa qualidade das ideias. Além disso, o concurso tem o papel de ajudar a difundir a temática da primeira infância entre as categorias de profissionais envolvidos”, destaca Aída Pontes, coordenadora geral do concurso e conselheira do IAB.

“Queremos fortalecer o movimento de transição de uma cidade feita  para adultos para uma nova perspectiva que inclua as crianças como protagonistas, oportunizando a participação delas nos espaços urbanos. E o concurso vem para somar com o nosso processo construtivo de conceber espaços públicos lúdicos e educativos para nossas crianças pequenas”, destaca Simone Café, Coordenadora do Núcleo Especial de Atenção à Primeira Infância de Salvador (NEAPI/PMS).